Introdução
No Codental, você pode lançar procedimentos para seus pacientes de duas formas: Orçamento ou Tratamento. Mas qual a diferença entre eles e em que momento usar cada um?
Neste artigo, vamos explicar como esses recursos funcionam e como aproveitá-los para organizar melhor as etapas clínicas e financeiras no dia a dia da sua clínica odontológica. Além disso, vamos mostrar como as Evoluções e Pagamentos se conectam a essas opções.
Orçamentos
O Orçamento serve para planejar os procedimentos futuros de um paciente. Nele, você consegue listar todas as etapas necessárias para o tratamento e já definir valores e até mesmo o parcelamento das sessões. Assim, o paciente tem uma visão completa do que será realizado, juntamente com os custos e formas de pagamento.
Exemplo prático:
Você faz a avaliação do paciente e define que ele precisa de endo, limpeza e restauração. Todos esses procedimentos podem ser adicionados no Orçamento, com seus respectivos valores.
Ao aprovar um Orçamento, ele passa a ficar disponível na aba de Tratamentos e também gera débitos que podem ser quitados na aba de Pagamentos. Saiba mais em: Como Registrar Pagamentos no Codental – Guia Completo
Caso queira ver um passo a passo mais detalhado de como criar e gerenciar orçamentos, confira o artigo: Como criar um orçamento.
Tratamentos
Já o Tratamento é onde você efetivamente finaliza os procedimentos que estão sendo realizados. Também é possível lançar procedimentos que o paciente decidiu fazer no momento, sem necessidade de um planejamento mais extenso.
Exemplo prático:
O paciente chega para uma consulta simples, como uma limpeza e aprova imediatamente o procedimento. Nesse caso, você pode lançar diretamente em Tratamentos, registrar a evolução clicando sobre ele e finalizar no mesmo dia.
Aprenda mais sobre as evoluções em: Como usar as evoluções e Como Salvar Evoluções no App Codental.
Para mais detalhes sobre como registrar procedimentos, consulte: Como lançar tratamentos para o paciente.
Conclusão
A escolha entre Orçamento ou Tratamento no Codental depende do tipo de planejamento que você vai realizar com o paciente. Se for algo mais amplo e parcelado, utilize o Orçamento para ter maior controle e transparência sobre o que será feito. Se for um procedimento pontual ou imediato, lance diretamente em Tratamentos.
Dessa forma, você garante um histórico claro e bem organizado das etapas clínicas e financeiras de cada paciente. E não se esqueça de sempre registrar as Evoluções e conferir se há pagamentos pendentes para manter tudo em dia.
Para continuar aprendendo: